quinta-feira, 8 de outubro de 2009

“Sagrado” A Nova Série da Rede Globo


“Sagrado” faz uma releitura do mundo contemporâneo sob a ótica da diversidade religiosa. Representantes de religiões e atores, como Tony Ramos, Christiane Torloni e Juliana Paes, participam da série, que estreou dia 05 outubro.
A série vai discutir um tema atual por semana, mostrando a visão e o entendimento de cada religião a respeito de assuntos muitas vezes polêmicos como violência urbana, liberdade de expressão, sexualidade, novas famílias, entre outros.
Diferentes religiões, cada uma delas contextualizada por um de seus representantes, estarão presentes na série. Além do catolicismo e das igrejas protestantes, que tiveram grande crescimento nos últimos anos, o programa “Sagrado” abre espaço também para as religiões afro-brasileiras, o espiritismo e para outras crenças trazidas por imigrantes, como o islamismo, o budismo e o judaísmo. A série teve a consultoria do antropólogo Emerson Giumbelli. “Sagrado é um convite para o telespectador aprofundar seu interesse pela diversidade que caracteriza o mundo religioso no Brasil. Proliferam na sociedade preconceitos e desinformações sobre esse mundo. A série procura dar uma contribuição para o estabelecimento de uma relação mais igualitária entre diferentes tradições religiosas, ao propiciar a várias delas visibilidade e expressão públicas”, explica Giumbelli.
“Sagrado” será exibida em diversos formatos. Na TV Globo, uma peça de dois minutos de duração irá ao ar diariamente pela manhã, às 6h05. Às sextas-feiras, o programa “Mais Você”, de Ana Maria Braga, vai debater o tema da semana, utilizando o material da série. E aos domingos, às 6h50, os programas são reunidos em uma edição especial de 10 minutos. Já o Canal Futura exibirá diariamente a versão integral das peças em dois horários, às 7h15 e às 18h45.
Entre os líderes religiosos que participam do programa, estão o Cônego Antônio Mazatto (catolicismo); o Pastor Israel Belo (protestantismo) da Igreja Batista de Itacuruçá; o Xeique Armando Hussein Saleh (islamismo); o Rabino Nilton Bonder (judaísmo); Antonio Cesar Perri de Carvalho (espiritismo); Valdina Pinto (religiões Afro-brasileiras); e Lama Padma Santem (budismo).
De tudo o que se vê pessoal, o que lhes digo é o seguinte:
"JULGAI TODAS AS COISAS, RETENDE O QUE É BOM" (1 Ts 5:21 )
Shalom, Deus abençoe!
*Ana Paula*

Nenhum comentário:

Postar um comentário