segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Repensando Atitudes

Este último fds (07.02) fui convidada a ministrar no Culto de Jovens e Adolescentes da Igreja do Evangelho Quadrangular, e o Senhor nos deu uma Palavra que precisa ser praticada por todo aquele que tem bom senso e tem sua vida pautada em princípios de amor e tolerância.

Não vou colocar aqui o esboço, até pq não o fiz. Mas deixo 3 pontos para meditarmos sobre a postura cristã diante da sociedade em que vivemos e de um modo geral, das pessoas que nos cercam.

1- Que autoridade temos nós de proibirmos aqueles que fazem a obra do Senhor, simplesmente porque não andam conosco?

"E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco.
E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós." Lc 9.49-50

Existem algumas coisas no meio "evangélico" que me deixam inconformada. Uma delas é ouvir "crentes" falando isso ou aquilo dos que não andam com eles. Isto é anti-ético e totalmente anti-cristão. Cuidado, se vc está tendo atitudes anti-cristãs... o anti-cristo deve estar aí dentro! Pode parecer pesado, mas é a realidade. Em nenhum momento da Bíblia vemos Jesus excluindo pessoas por não proferirem sua mesma fé, e muito menos, proibindo-as de exercerem-na, ainda que não andassem com Ele.

Diga NÃO a indiferenças e ciúmes por placas denominacionais!!!

Se somam para o Reino, Amém! Cresçam e sejam uma bênção!!!

2- Virei juíz da história agora, foi?!

"E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia." Lc 9.54-55

Essa foi excelente! Por alguém não ter satisfeito a necessidade de nosso "Guia", "Líder", "Discipulador" ou "Pastor" achamo-nos no direito de pedir juízo sobre ela. Afinal, Jesus veio para salvar as almas, mas pelo que parece, nós, para destruir.

Não me excluo dessa situação. Certa vez alguém feriu bastante minha moral e caráter, e eu o que fiz? Hammm? Diz aí o que eu fiz? Clarooooo... orei com fervor "Senhor, quero juízo sobre tal pessoa". Mas nada como uma Palavra (de Deus) após a outra. rsrs

Se sabemos de que espírito somos, agimos conforme. Repensei minhas palavras e atitudes, vi que "qto + lhe é dado, + lhe é cobrado". E assim, qto mais conheço de Deus, + devo esforçar-me para viver conforme a Sua vontade, negando a mim mesma, pois só assim Ele será verdadeiramente Senhor da minha vida.

3- Meu próximo é aquele a quem eu quero bem?

"Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? [...] Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira." Lc 10.29, 36-37

Essa pergunta não é nova, porém mtos preferem ficar calados e fazer da forma que acha correto. Até pq nosso íntimo se direciona a amar apenas àqueles que nos fazem bem, não nos prejudicam, nos ajudam a construir nossa história. Só que com Jesus o papo é diferente! Ele mostra QUEM É O NOSSO PRÓXIMO, por meio da história do Samaritano, q para Ele ficou classificado entre os Bons.

Devemos (precisamos, somos obrigados, necessitamos) amar todo ser humano. Não quer dizer que andaremos com eles, até pq o dia-a-dia tem nos levado a viver um "capitalismo selvagem", onde "se corrermos o bicho pega e se ficarmos o bicho come". Então, nesse ativismo que temos vivido, relacionamentos com qualidade é outro desafio (isso é conversa para outro post).

Mas voltando ao assunto.... seja protestante, católico, ortodoxo, ateu, budista, espírita ou de que credo, cor, raça ou estilo de vida adotado, eu tenho o dever de AMÁ-LOS.

O amor é o vínculo da perfeição! Se quero um mundo melhor, tenho que tolerar as diferenças. E se quero mudar alguma coisa, que primeiro mude em mim, por meio da oração e da Palavra. Isto não é conformar-se com este mundo, mas reconhecer que Um morreu e ressuscitou por todos, e não apenas por alguns.

Que Deus mova nosso espírito a viver o verdadeiro cristianismo!

Ana Paula

3 comentários:

  1. Nós jovens temos que começar a construir a Igreja, com "I" maiúsculo mesmo, sem denominações ou preconceitos.

    Paz a todos.

    ResponderExcluir
  2. Paz, Lauro!

    Concordo com você.
    Obrigada pelo comentário.

    Indico o blog do Lauro aos leitores!

    Abraço,

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Tremenda Palavra, Pésentiiii...
    Valeu por compartilhar! :)
    amO

    ResponderExcluir