sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ouvir não é suficiente. É preciso praticar!


Shalom, amados!

Ontem realizamos mais uma reunião do CEU no hall da Faculdade Católica. Vários acadêmicos participaram pela 1ª vez. Reforçamos aqui nossa alegria pela sua presença... Bem-vindos!

Irancildo (Assembléia de Deus) fez a oração inicial, Gilvan (Igreja da Paz) ministrou o louvor e Ana Paula (Igreja de Cristo) a Palavra.

Quero então compartilhar com vocês um pouco da Palavra que foi ministrada, para então, fixá-la mais aos nossos corações de forma que possamos relembrá-la e colocá-la em prática.

Tudo começou com uma pergunta:
Você coloca em prática tudo de bom que ouve?

Houve alguns risos, respostas e olhos arregalados...rs
Leitura: João 8.31-32
Somos desafiados todos os dias a praticarmos as boas coisas que ouvimos, não é verdade? É uma norma aqui, uma nova lei ali, um novo caminho mais adiante...
Da mesma forma Jesus desafiou seus discípulos: "pratiquem tudo o que vêem e ouvem de minha parte".
O evangelho está sendo pregado de muitas formas e em diversos lugares. Hoje já não é comum, por exemplo, você encontrar um brasileiro dizer que NUNCA OUVIU FALAR DE JESUS.
Certo... se já ouviu falar de Jesus e sua vida não mudou, O que houve? Onde está o problema?
Sem mediocridade ou hipocrisia, podemos admitir que a falha está em não tomar uma posição diante da Verdade ouvida. Continuar no erro é uma opção, sair dele é outra.

Mas a ministração da noite não foi por esse lado. Nos referimos àqueles que andavam com Jesus, viam os Seus milagres, e de repente Ele pára tudo e diz (acréscimo próprio) "Ow meu povo, sei que vocês têm andado comigo todo dia, mas só quero dizer uma coisa: para ser Querem ser meus discípulos de verdade? permaneçam, fiquem firme, pratiquem as minhas palavras (vv.31), ENTÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO conhecerão a Verdade e ela vos libertará (vv.32)".

Que detalhe precioso!
Esse "então" apareceu na hora certa, trazendo-nos um entendimento de sequência e ao mesmo tempo consequência.

Reportando novamente à prática, lemos o texto Romanos 2.13
"Pois os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados".

Ouvir não é suficiente. É preciso praticar!

Nós, do CEU, estamos toda 4ª feira à sua espera, para juntos compartilharmos as riquezas reveladas e escondidas da Palavra de Deus.

O Senhor pode mudar sua vida. Basta você querer!

Deus te abençoe

Abraços,

Ana Paula

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Como ser um jovem visionário?


Já se foi o tempo em que o diploma, juntamente com os conhecimentos técnicos, garantiam uma boa posição no mercado de trabalho. Hoje as empresas analisam a capacidade técnica de um profissional e demonstram interesse pelas competências emocionais, comportamentais e, especialmente, pelas atitudes estratégicas e visionárias do jovem.

Ter visão de futuro é algo possível de ser desenvolvido. Muitos empreendedores, por exemplo, não nasceram, necessariamente, com essa vocação. A vontade de ter o próprio negócio e expandir o empreendimento é algo criado no ser humano por meio do desejo adquirido, além das motivações educacionais e profissionais que eles têm ao longo da vida.

É nesse contexto que se dá a importância de desenvolver o lado empreendedor do jovem como alternativa de negócio para o futuro ou mesmo para desenvolver características relacionadas à inovação e gerenciamento de situações adversas. No entanto, ainda há poucas instituições de ensino realmente empenhadas em desenvolver este conceito em seus alunos.

Esta responsabilidade não é somente das universidades ao prepará-los para o mercado, é preciso entender que desenvolver o lado visionário dos jovens é importante desde a formação básica. Hoje já existem escolas que possuem essa preocupação e desenvolvem programas de incentivo, como uma forma de criar nos jovens, atitudes empreendedoras.

Entre as poucas escolas que promovem essa visão, algumas fazem com que eles vivenciem a experiência na prática, por meio de acompanhamento do trabalho e também de empresas juniores. Neste caso, os alunos passam por uma experiência de empreendedorismo com a criação de uma empresa real com a estrutura necessária e os cargos definidos. Além de fazer com que os adolescentes despertem interesse pelo futuro profissional, esses projetos reservam a eles um aprendizado que levarão para toda a vida, como base para desenvolver novas competências.

A boa notícia é que os jovens brasileiros estão cada vez mais interessados pelo assunto e tentam colocar em prática o desejo de ser o seu próprio chefe, como mostra a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2008. Nos últimos oito anos, o número de empreendedores até os 24 anos aumentou em quase 12% no Brasil, país que está na lista dos que mais possuem índices de empreendedorismo jovial. Segundo o levantamento feito pela GEM, 25% de empresários no país possuem idade entre 18 e 24 anos. E a grande novidade é que apenas 32% deles abriram o próprio negócio por necessidade financeira, os outros 68% o fizeram por oportunidade.

Esses dados comprovam que não existe idade para o empreendedorismo, porém há algumas características importantes a se desenvolver antes de abrir o próprio negócio. Empreender significa ter paciência, responsabilidade, pensamento estratégico e força de vontade para enfrentar desafios; habilidades que talvez os jovens com menos de 24 anos ainda não possuam por pouca experiência de vida e ensino direcionado.

É nesse ponto que entra o papel das instituições de ensino. É necessário desenvolver nas crianças e principalmente nos adolescentes, mais que conhecimentos técnicos e didáticos. É preciso proporcionar melhoria nas competências emocionais e também comportamentais. Para isso, a maneira mais simples é a atividade em grupo, bem trabalhada pelo educador, de maneira que os jovens possam interagir com os demais colegas, desenvolver estratégias para divisão de tarefas e criar responsabilidade pela entrega de um bom projeto.

Cabe às escolas e aos educadores, juntamente com as famílias, compreenderem que possuem papéis fundamentais na preparação dos estudantes no envolvimento em projetos assertivos. Desse modo, desenvolverão não só competências intelectuais, mas a prática e a disposição para lidar com situações de crise, de interação e responsabilidade, destacando-se no mercado profissional e na condução da vida como um todo.


Por Dorotéia Bartz - www.administradores.com.br

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Um convite aos Universitários

ACAMPAMENTO PARA JOVENS: CHÁCARA IRECÊ, DIAS 12 A 14 DE FEVEREIRO DE 2010.
SUA VIDA NUNCA MAIS SERÁ A MESMA...
AQUI VOCÊ DESCOBRIRÁ QUE NÃO HÁ LIMITES PARA SUAS CONQUISTAS QUANDO O TEU CORAÇÃO ESTÁ EM DEUS!
LOGO APÓS O ACAMPAJOVEM TEREMOS O 'TREMENDÃO' NA IGREJA, COM UMA GRANDE CARREATA DE ORAÇÃO PELA CIDADE DE PALMAS.

VENHA E PARTICIPE!!!

IGREJA DE CRISTO MINISTÉRIO APOSTÓLICO NOVA TERRA
REDE JOVEM
PALMAS-TO

Contato: Ana Paula (63) 8458-3116